Cinema - "OS HOMENS SÃO DE MARTE ....."

Bom dia, Divas e Divos!




Já comentei algumas vezes que a safra de filmes brasileiros está simplesmente ótima e, seguindo alguns roteiros teatrais, a coisa só fez melhorar. Pois é, a moda agora é tirar a peça dos palcos e jogar na telona. A regra é clara: Se a bilheteria do teatro estourar, vira filme, já contando com o mesmo sucesso teatral. “O Mistério de Irma Vap” e “Minha Mãe é uma peça” (que ganha sequência no fim de 2014) estão aí e não me deixam mentir!




O monólogo “Os homens são de Marte... e é pra lá que eu vou”, confesso, não tive a oportunidade de assistir a peça, mas algo me diz que no teatro foi bem mais engraçado. Mas não se preocupem: O filme é gostoso, leve e o mais legal é a mensagem de que “Marte” não fica tão longe assim. Ficou confuso? Então vou resumir um pouco sem contar os detalhes sórdidos! (Senão ninguém vai ao cinema assistir! Rssssss).




Fernanda (Mônica Martelli) é uma empresária do ramo de organização de casamento. Solteira, quase entrando na casa dos 40 e, como ela mesma diz, sem “o manual de instruções” pra conquistar um homem, já que aparentemente todas à sua volta já deve ter lido esse “manual” umas trocentas vezes. O sócio Aníbal (Paulo Gustavo com tiradas impagáveis) que tem um troço a cada investida amorosa da sócia e a amiga Nathalie (Daniela Valente) que sempre dá força e é atriz e taróloga nas horas vagas, fecham o trio que formam o núcleo central do filme. Entre as infrutíferas conquistas de Fernanda, ela e Aníbal tentam ganhar a “licitação” imposta por Maria Alice (Irene Ravache) para organizar o matrimônio do filho Lorenzo (Alejandro Claveaux). Entre os vários detalhes, o crucial é a presença de Lulu Santos, em carne e osso, para cantar ao vivo no casamento, já que os noivos se conheceram num show do cantor e o início do romance foi embalado ao som de “Um Certo Alguém”. A propósito, a trilha sonora com Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Lulu Santos e hits internacionais das décadas de 1980 e 1990 são um aperitivo a mais para deixar o filme ainda mais delicioso!





Voltando a Fernanda:
A personagem não compreende como uma mulher bonita, bem sucedida, comunicativa e com tudo no lugar como ela não consegue manter um relacionamento sério que, futuramente, se transforme no casamento dos seus sonhos. Uma das frases que ela cita (e eu me vi nela) diz que “A cada fim de relacionamento fica um bagagem e começa dar medo quando essas bagagens começam a pesar demais”. Para Fernanda, começou a complicar tanto peso e não saber onde guardar isso tudo. Ela não deseja só “peguetes de balada”, pois, mesmo Marcelinho (José Loreto) ser bom de cama, ela não deseja uma válvula de escape, principalmente quando essa válvula tem uma MENTALIDADE de um adolescente de 16 anos.




A comédia toda no filme está nas “conquistas” de Fernanda. Caras que ela tenta encontrar nos lugares mais prováveis de achar um homem que preste (as participações de Herson Capri, a filha Luiza Capri e, especialmente, Milhen Cortaz são pra lá de especiais. Cortaz só aparece cinco minutos pra você lembrar-se dele o filme todo!). Homens a primeira vista perfeitos (Mônica Martelli não tem que se queixar! Pegar Du Moscovis, Marcos Palmeira  ?  ai, ai,... o avô dos meus netinhos... ?  e Humberto Martins num único filme é coisa pra poucas! Virei fã! (rsss), mas dias (ou horas) depois vem à tona do porque deles estarem sozinhos. A cada um deles, Fernanda dá o “selo” de “dessa vez vai ser diferente”... até é diferente, mas de forma negativa e, assim, ela volta ao ponto de partida mais desapontada como nunca. E não tem como nós, mulheres, não nos identificarmos. A cada um dos homens que ela tenta ficar é roupa do jeito e cor que ele gosta, é forma de vida que tenta se adaptar, é leitura para se inteirar sobre os assuntos que o atual amor manja fácil e não parecer uma retardada perto dele, pedir opinião pra manicure pra usar o esmalte e “causar”, usar maquiagem que favorece e até aquela lingerie que você sabe que “é pro crime”! 
Sério, quem nunca???

 E depois de tanta cacetada amorosa, eis que “Marte” é coladinho a Terra. Pode ser numa fila de cinema, dentro do elevador, no andar de cima do seu apartamento, na padaria da esquina... Lembram-se do primeiro texto que postei para esse blog? Permitir-se? As coisas boas demoram pra acontecer, mas as melhores chegam de relance e o filme mostra que precisamos estar atentos a isso. Sejam com crendices, simpatias, dicas, conselhos, os “sinais” estão aí para serem traduzidos. No momento que Fernanda relaxou, parece que o “marciano” caiu no seu colo e foi só administrar da maneira certa. Dessa vez, o “selo” cai como uma luva. Tem sim como ser diferente e melhor, até porque relacionamento não é receita de bolo, depende da “mão” (ou mãos) de quem bate a massa.




Filme bem gostoso, leve, divertido, simples como o amor e os bons relacionamentos devem ser. Vale a pena ir acompanhado do namorado, marido, noivo ou mesmo sozinha. Sério, me tocou demais, muitas situações ali foram minhas também e se o MEU final for parecido com o filme... 
Huuuuuuuuuuuuuummmmmmmm... com certeza, vale a pena sonhar e, acima de tudo, acreditar sem desistir!

Beijos divinos a todos e bom divertimento!

Jackie.




Assista o trailer!


FICHA TÉCNICA:
Lançamento 29 de maio de 2014 (1h46min) 

Dirigido por:  Marcus Baldini

Com: Mônica Martelli, Paulo Gustavo, Daniele Valente,  Humberto Martins, José Loreto, Herson Capri, Luiza Capri, Eduardo Moscovis, Irene Ravache, Alejandro Claveaux, Júlia Rabello, Naria Gladys, Milhen Cortaz, Ana Lúcia Torre. 

Gênero: Comédia





Um comentário:

  1. Que fonte linda! Qual é? Aproveite e veja meu look da copa > http://achadinhosdapaty.blogspot.com.br/2014/07/meu-look-da-copa-brasil-e-chile.html

    ResponderExcluir