Entrevista com Dr. Rubens Romano Filho - Acupuntura

Boa tarde, divas e divos, que tanto adoro!

Assunto do dia: Acupuntura




Vamos saber um pouco mais sobre esse assunto!

A acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele, denominados "meridianos". Podem ser utilizados neste processo: agulhas, ventosas, massagens. Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desiquilíbrio e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.

Existe também a acupuntura auricular (usa-se os pontos na orelha), com ou sem agulhas.




A acupuntura vem sendo vastamente difundida, tanto que, até a medicina veterinária aderiu fortemente.




Tem muita gente que não sabe nada sobre o assunto ou que tem muitas dúvidas e até mesmo receio. Confesso que eu também era assim, até que aprendi, na forçada.

Meu marido teve uma inflamação (que apareceu repentinamente) muito forte no cotovelo chamada Epicondilite Lateral, ou simplesmente Cotovelo de Tenista, e o tratamento seria bem longo e não temos tempo para isso, já que somos autônomos e meu marido é técnico em refrigeração, ou seja, temos que trabalhar de qualquer jeito. O problema é que ele não estava conseguindo segurar sequer um copo vazio, imaginem uma ferramenta e a dor era terrível. Em resumo: Ortopedista (até então, não conhecíamos o Dr. Rubens), Raio-X, Ultrassonografia, fisioterapia, anti-inflamatório e acupuntura.




Com os resultados dos exames em mãos, começaram as sessões de acupuntura, foram 10, de aproximadamente 20/40 minutos cada sessão por semana  e, eis que logo nas primeiras, meu marido já estava trabalhando, sem dor e está assim até hoje, e quando eu ia com ele, ouvi relatos surpreendentes, de gente que não andava mais, que já estava desenganada, gente que nem pentear o cabelo conseguia mais, e estava mais que feliz, estava vivendo novamente. O que me leva a pensar o seguinte: tem que ser um excelente profissional para alcançar tal êxito.

Ahhh, quanto a sentir dor da "agulhada", por incrível que pareça, não dói, pelo menos foi o que meu marido me falou, ou melhor, teve pontos que ele sentiu uma pequena dor, mas ele foi avisado que doeria (e teve a explicação do porque da dor naquele local) e foi só na hora de colocar a agulha.




Então, vamos a mais uma entrevista com o Dr. Rubens Romano Filho - Ortopedista, Acupunturista e Homeopata.


Sociedade de Divas - Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de tratamento?
Rubens Romano Filho - Sim


SD - Caso haja algum tipo de restrição, quais seriam e por que?
RRF - Não há


SD - Quanto tempo, em média, dura uma sessão?
RRF - Não é vagaroso. Se a doença for aguda o tratamento é rápido, se for cronica é lento, mas isto independe do tipo de método de tratamento. Isto é no geral. Logico que cada caso é um caso.


SD - Existe algum cuidado específico durante o tratamento?
RRF - Certos casos sim, certos casos não. O acupunturista,escolherá o melhor caminho para o tratamento do paciente.


SD - Qual a eficácia?
RRF - A acupuntura é mais conhecida nos casos de dor, porém. em outras situações ela também é eficaz.


SD - A acupuntura é indicada somente para alguns tratamentos ou qualquer que seja a doença, pode ser tratada?
RRF - Ela pode ser indicada em qualquer patologia. A eficacia vai depender de cada caso. Ela pode, por exemplo, ser coadjuvante em outros métodos de tratamento.

SD - Por que a acupuntura não é tão difundida e alguns médicos ainda são contra?
RRF - Creio que ela está bastante difundida, pelo menos no Brasil. Quanto aos médicos serem contra, teria que perguntar a eles. O que não pode haver, é radicalismo. Além dos conhecimentos técnicos, o médico tem que ter bom senso, pois ele não se formou para defender métodos de tratamento, mas sim, para auxiliar o ser humano nos difíceis momentos da doença.


SD - Para ser acupunturista, que curso precisa fazer? É necessário ter formação em medicina ou em alguma área?
RRF - A legislação sobre isto ainda não é definida em nosso país. Já vi placa de acupuntura em estabelecimentos comerciais sem ter nada a haver com saúde. Não vejo com bons olhos pessoas praticando acupuntura sem nem ter o minimo conhecimento de anatomia, etc. Creio que deva ser um ato médico.


SD - Como se chamam os pontos em que as agulhas são fixadas?
RRF - São chamados mesmo de pontos. Existem nos meridianos que percorrem o corpo humano.


SD - Acupuntura, trata somente do corpo, ou vai além? Trata causa ou consequência?
RRF - A acupuntura trata do físico e também do mental.


SD - Trata-se obesidade somente com acupuntura ou isso é mito?
(motivo da pergunta, é que existem diversos anúncios que as pessoas emagrecem muito somente com esse tipo de tratamento)
RRF - A acupuntura pode ajudar na obesidade, em alguns casos, mas não como as pessoas imaginam, aplica as agulhas e a pessoa emagrece, isto é um mito. O consultório do acupunturista não pode ser visto como uma tenda de milagres.


SD - Acupuntura e homeopatia, podem ser ministradas em um mesmo paciente, simultaneamente ou, deve ser primeiro um de depois o outro, sendo o tratamento para a mesma doença ou para doenças diferentes?
RRF - Em certos casos, ao meu ver, sim. 
Por exemplo: se estiver tratando com homeopatia e ele/a (paciente) tiver uma crise de dor de coluna, posso usar os 2 métodos ao mesmo tempo. O que não é de bom senso, é usar os dois métodos tratando a mesma doença no mesmo paciente.

Agradecemos, mais uma vez, ao Dr. Rubens Romano,  tempo dedicado para essa entrevista.

Contato com Dr. Rubens Romano Filho
E-mail: rubens-romano@uol.com.br
Telefones: (11) 2676-3575 / 2671-2356





Espero que esse entrevista tenha, pelo menos um pouco, tirado algumas dúvidas e colocado algumas outras! rs

Gostaram? Repassem para seus amigos e familiares.

Deixem suas opiniões ou sugestões, pois, adoramos interagir com vocês!

Beijos da Ma!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário