Especial Final de Ano - A vida secreta de Walter Mitty



Ficha técnica: 
Lançamento 20 de dezembro de 2013  - Dirigido por Ben Stiller
Com Ben StillerKristen WiigShirley MacLaine - Gênero Aventura , Comédia dramática
Nacionalidade EUA

Ver na ficha técnica o nome de Ben Stiller encabeçando o elenco deste filme pode causar receio na hora de escolhê-lo como forma de entretenimento. Fora “Uma noite no Museu” (apenas o primeiro. O segundo, na minha opinião, não foi tão legal), o currículo do ator não é dos melhores no quesito comédia. Então deve ser por isso que “A vida secreta de Walter Mitty” é um filme tão bom. 

Tem momentos de comédia, momentos de “ai, meu Deus, o que eu estou fazendo aqui?” e momentos de pura realidade, onde qualquer mortal sentado na poltrona do cinema poderia estar vivendo.

Walter Mitty (Bem Stiller, que também dirige o filme), é um homem tímido, que mora com a mãe Edna (Shirley MacLaine), a irmã Odessa (KathrynHahn) e apaixonado por Cheryl (KristenWiig), colega de trabalho que mal sabe da existência dele, já que ele vive fechado no setor de fotografias e negativos de uma revista de grande circulação. 

Walter encontra nos seus pensamentos uma espécie de válvula de escape pra vida sem sal que tem, sendo um herói que salva a mocinha (no caso, Cheryl) ou que desbrava altas cordilheiras cobertas de neve só para chamar a atenção da sua amada.


Em seu trabalho, ele tem a oportunidade de conhecer, mesmo que “virtualmente”, um dos mestres da fotografia, responsável em fornecer as fotos mais brilhantes das dezenas de capas da revista que já foram premiadas. 

Os métodos arcaicos de Sean O’Connell (Sean Penn) o torna um dos melhores fotógrafos, idolatrado por Walter e seu assistente Hernando (Adrian Martinez), já que Sean abre mão das fotos digitalizadas e ainda usa negativos para revelar suas fotos. Um dia, para o pânico da maioria dos funcionários, a revista deixará de ser impressa e passará a ser digital dentro de vinte dias, o tempo que a última edição será publicada. Para essa mudança é enviado Ted Hendricks (Adam Scott), o chefe da transição e mala-sem-alça da pior qualidade.


Justo no dia do anúncio da transição, Sean envia a Walter um rolo de negativos, uma carteira de couro e um bilhete dando destaque a um dos negativos, a foto das fotos, digna da melhor capa do mundo e de ser perfeita para marcar a última publicação. Mas, para o desespero de Walter, o negativo em questão não está no rolo e faltando menos de um mês para a publicação do último exemplar, ele tenta de todas as formas enrolar Ted, o mala, para que ele não perca o emprego antes do tempo. O bom desse desaparecimento é que ele se aproxima de Cheryl e os dois começam uma “investigação”, tentando descobrir onde o tal negativo foi parar.


E é daí que O FILME surge! Meses atrás publiquei aqui um texto sobre permitir-se, e é exatamente o que Walter faz ao seguir a trilha do negativo. O fato dos estúdios de “A vida secreta de Walter Mitty” (que são os mesmos de “As aventuras de Pi”, outro filme maravilhoso) desejarem o Oscar de melhor fotografia faz com que abusem das locações! 

Acredito que nem nas suas mais loucas e lindas fantasias Walter imaginou que conheceria lugares tão fabulosos, culturas singulares ou passaria por aventuras tão reais quanto as que ele vive no momento que resolve mergulhar de cabeça nessa busca; sem contar que, como prêmio, ele conhece ao vivo e a cores o seu ídolo Sean O’Connell.


Não tenho certeza se essa foi a estreia de Ben Stiller na direção, só sei que fez um ótimo trabalho. A segunda metade do filme traz uma mensagem belíssima, uma fotografia esplêndida e mostra que sonhos são bons para serem sonhados, mas melhor ainda para serem realizados. Só se pede um pouco de audácia e ousadia. 

Se o que te impulsiona é uma conquista ou um negativo de filme, foque e acredite. Difícil? Não me lembro de ter dito que foi fácil para o Walter e é por isso que a história do filme torna-se real. Tão importante quanto a conquista é o valor que se dá a batalha depois de vencida. 

Boa mensagem para colocar em prática pra 2014, não acha?

AH! A propósito: A tal foto do negativo é realmente tudo que Sean descreve. Mais perfeita, impossível!



Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "A Vida Secreta de Walter Mitty" e das filmagens!  FONTE

Refilmagem
Curiosidades sobre A Vida Secreta de Walter Mitty
Refilmagem de O Homem de 8 Vidas (1947).
De pai para filho
Curiosidades sobre A Vida Secreta de Walter Mitty
Samuel Goldwyn Jr., produtor de A Vida Secreta de Walter Mitty, é filho do lendário Samuel Goldwyn, que realizou O Homem de 8 Vidas.

Primeira tentativa
Curiosidades sobre A Vida Secreta de Walter Mitty
O produtor Samuel Goldwyn Jr. teve a ideia de refilmar O Homem de 8 Vidas em 1994 e, na época, Jim Carreychegou a ser contactado para protagonizar o filme. O produtor negociou o projeto com a New Line Cinema, a dupla Lowell Ganz e Babaloo Mandel escreveu um primeiro tratamento do roteiro em julho de 1997 e Ron Howard chegou a manifestar interesse em dirigi-lo. Entretanto, o diretor deixou o projeto para rodar Ed TV (1999), o que fez com que A Vida Secreta de Walter Mitty ficasse parado por quase uma década.

Segunda tentativa
Curiosidades sobre A Vida Secreta de Walter Mitty
Após a desistência de Ron Howard, a New Line Cinema contratou Chuck Russell para dirigir e roteirizar o filme. Inicialmente estava previsto que as filmagens começariam no início de 2000, mas isto jamais aconteceu.

Terceira tentativa
Curiosidades sobre A Vida Secreta de Walter Mitty
Após vencer uma disputa judicial contra a New Line Cinema, Samuel Goldwyn Jr. recuperou os direitos sobre A Vida Secreta de Walter Mitty em novembro de 2002. Em maio de 2003 Steven Spielberg manifestou interesse em dirigir o filme, já que gostaria de trabalhar com Jim Carrey. A proposta era que a DreamWorkscofinanciasse o longa-metragem, juntamente com a Paramount, mas ela jamais foi adiante.

Quarta tentativa
Curiosidades sobre A Vida Secreta de Walter Mitty
Após o fracasso com a DreamWorks, Samuel Goldwyn Jr. negociou os direitos da refilmagem com a Paramount Pictures. O estúdio contratou Owen Wilson como protagonista, mas ele desistiu do personagem devido a divergências criativas. Além disto, a Paramount não conseguiu contratar uma atriz para coestrelar o filme. Scarlett Johansson fez testes para o papel e agradou os executivos, mas não houve acerto de salário.
Para evitar a perda dos direitos sobre a refilmagem, que expiravam em 20 de dezembro de 2005, a Paramount anunciou no dia 12 do mesmo mês que as filmagens teriam início. Entretanto, devido aos problemas de escalação de elenco, o projeto mais uma vez naufragou.

Quinta tentativa
Curiosidades sobre A Vida Secreta de Walter Mitty
Em maio de 2007 a 20th Century Fox assumiu o projeto de A Vida Secreta de Walter Mitty. Mike Myers foi anunciado como o protagonista e Jay Kogen ficou encarregado de escrever um novo roteiro. Ambos não participaram da versão final do filme.

Sexta tentativa
Curiosidades sobre A Vida Secreta de Walter Mitty
Em abril de 2010 a Fox ofereceu o papel principal a Sacha Baron Cohen. Em junho do mesmo ano foi anunciado que GoreVerbinski seria o diretor, com Steven Conrad assumindo o roteiro. Posteriormente, Verbinski deixou o projeto para trabalhar em O Cavaleiro Solitário (2013).

Agora vai!
Curiosidades sobre A Vida Secreta de Walter Mitty
Em abril de 2011 foi anunciado que Ben Stiller seria o protagonista de A Vida Secreta de Walter Mitty. Em julho do mesmo ano ficou definido que ele seria também o diretor do filme.



Beijos divinos a todos!

Jacqueline

Nenhum comentário:

Postar um comentário