Espaguete com Porpetas ao Molho Marinara

Bom dia, queridas divas e queridos divos!


Quando pensamos no almoço de domingo, o que vem logo à cabeça? 

Bom, na minha, logo de cara, vem o "famoso macarrão"! rs

Claro que nem todo domingo é dia de macarrão ou o dia do macarrão não tem que ser domingo, ainda mais nos dias quentes que tem feito no nosso país, aliás, muito quentes.

Outro dia me deu uma baita vontade de comer macarrão com almôndegas ou porpetas (cada pessoa chama de forma diferente), porque eu vi que minha amiga Coracy tinha feito, tive que fazer e eu tenho uma receita muito prática da estrela principal do prato. 




Hoje nem vou falar que dá para substituir a carne por soja, porque nunca tentei fazer, mas está nos planos fazer essa tentativa, então, que me perdoem os vegetarianos. Caso tenham alguma receita, podem enviar.

Nessa receita, usei espaguete furadinho grano duro de sêmola com ovos nº 5 (porque eu queria este tipo de macarrão e não encontrei o integral, que é o que eu uso) e molho marinara, mas vocês podem usar a massa e o molho de sua preferência. Se preferir, encontre a receita de Molho a Pomodoro aqui.

O ideal é começar fazer o molho antes, para ir apurando e cozinhar a massa ao mesmo tempo da fritura, pois, tudo ficará pronto junto.

Vamos nessa, pois, ainda dá tempo de fazer para o almoço de hoje! Espero que curtam!


Porpetas
  • 1 ½ kg de carne moída (usei patinho)
  • 3 ovos
  • 2 dentes grandes de alho picadinhos
  • 1 cebola picadinha ou ralada
  • sal e temperos a gosto (pimenta do reino, pimenta calabresa seca, curry, orégano e coentro em pó)
  • farinha de rosca (infelizmente não tem medida exata, comece com ½ xícara de chá, caso seja necessário, vá adicionando até que a mistura não grude nas mãos na hora de enrolar)
  • óleo para fritar (+/- 2 xíc. de chá)

Modo de Preparo:

Em um recipiente, coloque a carne, os ovos, o alho e a cebola e o sal com os demais temperos e misture bem, até que tudo esteja bem agregado. Adicione a farinha de rosca e vá mexendo, de preferência com as mãos, pois assim sentirá quando não grudar mais, esse é o ponto. Deixe descansar em geladeira por aproximadamente 20 minutos, para que o sabor penetre bem.


Faça bolas, bolinhas ou bolões, nesse caso, fiz maiores, pois elas encolhem depois de fritas. Reserve.


Em uma panela funda, aqueça o óleo e frite as porpetas. Coloque-as em papel toalha para que escorra o máximo de óleo.


Molho Marinara
  • 2 latas de tomate tipo italiano sem pele em suco de tomate
  • azeite
  • 2 dentes de alho
  • sal a gosto
  • orégano a gosto
  • 1 col. de sopa de açúcar
Modo de Preparo.

Coloque o conteúdo das duas latas de tomate no liquidificador e bata. Caso queira uns pedacinhos de tomate, vá pulsando, assim consegue controlar e não fica líquido demais. Reserve.

Em uma panela, aqueça o azeite, frite o alho, adicione o molho batido, coloque o sal, o orégano e o açúcar. Deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando e adicione água, se necessário.




Coloque o macarrão (que já deve estar pronto e quente) em um recipiente e adicione ¾ do molho e misture. Distribua as porpetas em cima do macarrão e misture um pouco, com cuidado, para não quebrar a massa e coloque o restante do molho por cima. Salpique parmesão ralado e sirva a seguir.

Aqueça no forno ou no micro-ondas, caso haja necessidade, mas por pouco tempo.

Receita fácil e bem gostosa!

Coloquem o toque de vocês e, quem fizer, envie fotos!

Se tiver uma receita que queira ver publicada no blog ou alguma outra coisa que tenha sido feita por vocês, enviem para sociedadededivas@gmail.com, que publicaremos na coluna "Participação Especial", com o maior prazer!

Desejo um fabuloso domingo para todos!

Beijos da diva

Ma!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário