Volta às aulas!

Uns acham que o ano começa no dia primeiro de janeiro; outros que o ano só começa depois do Carnaval. Porém, para quem tem filhos em idade escolar sabe muito bem que o ano começa junto com o primeiro dia de aula. E começa o corre-corre com matrícula, uniforme, material escolar, haja tempo e dinheiro pra organizar isso tudo.

E, por conta da agitação que o início das aulas promove, alguns detalhes passam batido: Como a criança vai para a escola, se é de transporte público, ônibus escolar ou com um coleguinha? Viu? Acredito que não tinha se ligado nisso, não é? Então vamos a esses detalhes que, bem organizados, vão dar um “ufa” para todos os envolvidos.

MATERIAL ESCOLAR
A lista de material escolar, de uns tempos pra cá, levaram um “choque de realidade”, mas ainda surgem absurdos que não há reunião de pais e mestres que esclareça a presença de um grampeador de papel na lista de um aluno do primeiro ano. A lista não é proibida, desde que tenha um senso comum e coerente. Não tenho filhos, mas já vi nas listas das minhas sobrinhas de papel higiênico até material de limpeza para escola como esponja de aço e (pasmem) “aquele” produto multiuso que se escreve com “V”. As escolas privadas podem fazer a lista desde que esclareça o uso de cada item e, de acordo com a necessidade da escola ou da professora, outros materiais podem ser solicitados. O que não deve ser feito é uma lista que cobre do responsável hoje o que só deverá (ou não) ser usado na semana da Independência em setembro. Em escolas públicas é aconselhável que essa “lista” seja feita junto com os responsáveis, professores e a direção, visando a realidade da comunidade escolar e ser a mais básica possível, ou seja: caderno, lápis, borracha, uma caixa com 12 lápis de cor e uma bolsa ou mochila pra leva-los. No estado do Rio de Janeiro, o material de apoio (livros, atlas, dicionário, etc.) é doado pela secretaria de educação. Sempre sugiro aos meus alunos que os cadernos e livros sejam encapados com papel pardo e plástico para a higiene e conservação dos mesmos.

TRANSPORTE
No Rio de Janeiro há uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria de transportes que dá gratuidade aos alunos da rede pública nos ônibus usando o Rio-Card que é creditado diariamente na própria escola a partir de um aparelho que é instalado nas escolas vinculadas no programa. As escolas particulares ou possuem condução própria ou terceirizam esse tipo de serviço, seja usando ônibus, micro ônibus ou vans e o preço varia de acordo com o número de alunos transportados ou a distância da residência até a escola. Só que mais importante do que qual será o meio de transporte que levará seu filho é o estado da mesma, se possui cinto de segurança ou quantos adultos, além do motorista, vão nesse veículo para organizar a criançada durante o trajeto. Saber também há quanto tempo o motorista faz esse tipo de serviço e/ou verificar as suas referências é de grande importância. Independente do valor da mensalidade tanto da escola quanto da condução, a segurança do seu filho não tem preço!

MERENDA
 A maioria das escolas no Rio de Janeiro apresentam dois turnos que vão, aproximadamente, de 8 às 12:30 e de 13 às 16:30. Outras escolas tem o que chamamos de “horário estendido”,  onde vai das 8 até às 14 horas e, nesse meio tempo, tem um almoço. Quando a escola faz parte da primeira opção citada de horário, fica meio difícil segurar a fome das crianças que gastam uma energia danada e precisam repô-la. Quando a escola não oferece o lanche, cabe os pais essa tarefa. Para alguns responsáveis fica mais prático dar o dinheiro na mão da criança e ela que compre a merenda no meio do caminho ou até dentro da cantina do colégio. O problema dessa falsa comodidade é que da saúde do seu filho fica comprometida com os refrescos artificiais, balinhas altamente açucaradas e “biscoitinhos amarelos salgados” de procedência duvidosa (eles, para mim, sempre pareceram pedaços de isopor, mas, enfim...). O fato é que nada disso alimenta e faz um mal danado! O aconselhável é preparar um suco, frutas (de preferência já picadas) e um pouco de biscoitos doce e salgado. Em caso de falta de tempo, dê um pulinho no mercadão que venda por atacado mais próximo da sua casa (no Rio de Janeiro, o melhor e mais em conta é o Mercadão de Madureira), onde há opções para lanches bem mais saudáveis que o tal “biscoitinho amarelo”. Vão de biscoitos amanteigados caseiros, bisnaguinhas, queijinhos pasteurizados, sucos de frutas na caixinha e o bom e velho achocolatado pronto, onde é só furar com o canudinho e beber, sem contar que é bem mais barato que no varejo e vem a quantidade para o mês todo! É só colocar todos na geladeira e ir pegando um ao dia e repondo quando for acabando, isso lá para o fim do mês.


O AMBIENTE ESCOLAR
Uma visita ao futuro colégio do seu filho é mais que importante. Além da sala de aula, a escola é formada por outras áreas que a criança interage com outras crianças ou faz uso individual, como o banheiro. Parquinho, quadra de esportes, refeitório, biblioteca, área de lazer, sala de estudos, auditório, sala de informática; quanto maior for a mensalidade mais essas dependências devem estar de acordo com seu custo-benefício e oferecendo a máxima segurança, tipo materiais perfuro-cortantes fora do alcance das crianças pequenas, móveis sem quinas que possam ferir alguém em caso de queda, brinquedos do parquinho em perfeito estado de conservação, sem ferrugem e que condiga com a idade dos usuários, piscinas cercadas e com os portões fechados fora do horário das aulas de natação e SEMPRE com a fiscalização de um adulto em cada um desses locais. Como dizia uma ex-diretora: “Criança é leite fervendo. Vigiamos todo tempo, mas basta um piscar de olhos para o leite derramar e sujar todo o fogão!”. Infelizmente, o “derramar do leite” pode ser irreversível.

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS
Para quem não sabe, todo trabalhador tem DIREITO de se ausentar do trabalho por meio período ou por período integral para assistir reuniões previamente agendadas ou toda vez que sua presença for solicitada na unidade escolar, desde que no dia seguinte o responsável leve uma declaração de comparecimento e apresente ao seu empregador/patrão/chefe. Muito pais faltam as reuniões por conta da falta de tempo e de desconhecer seus direitos. Converse com a professora ou com o orientador pedagógico para que o deixe a par das datas das reuniões e já deixe todos sobreaviso no seu trabalho. Não falte as reuniões. A vida escolar do seu filho é um complemento para a formação intelectual e do caráter da criança. Sabendo que os pais se interessam pelo que acontece com o filho na escola, o aluno vai se sentir mais seguro e será muito mais participante e responsável.



Deu para desafogar? Espero que sim. Então um bom início de ano letivo aos pais, filhos e beijos divinos a todos!

Jackie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário