Integrais - Parte I - Arroz Integral

Bom dia, queridas e queridos!

Tendo em vista tantas dúvidas sobre alimentos integrais, resolvi trazer para vocês minha experiência particular e, devo confessar, creio que fora uma das melhores mudanças que já fiz, aliás, fizemos, pois aqui em casa, todos aderiram, inclusive meu filho adolescente!

Por motivos pessoais, mudei meus hábitos. Minha alimentação está mais saudável, mais equilibrada e não foi do nada, não. Fui a uma nutricionista e faço acompanhamento com homeopata. Fiz todos os exames e, para minha alegria, só o colesterol está um pouco alterado, algo que nem percebemos, portanto, aconselho todos procurarem um(a) nutricionista, é bem bacana.

Para quem quiser começar a comer arroz integral, aqui vão algumas dicas, tá?


Arroz Pronto!

Já usei a maioria das marcas e cada uma tem a sua maneira de ser preparada e claro que nos adequamos a que mais nos apetece.
As marcas que usei foram: 
Camil - não curti muito não (utilizo o feijão dessa marca e adoooro)!
Prato fino - muito bom!
Raris - muito bom!
Tio João - Também não curti muito!
Tio João Orgânico a Vácuo - o melhor de todos!

Não são tão baratos, digamos que custam entre R$ 3,50 e R$ 7,10 o pacote com 1kg, mas podem acreditar, eles rendem o triplo do arroz branco e trás muitos benefícios para nossa saúde, ou seja, é uma questão de custo-benefício!

Uns necessitam de mais água por xícara de arroz que o outro, portanto a dica é a seguinte: sempre deixe um pouco de água quente, talvez precise adicionar ao arroz. Com o tempo, nem será mais necessário medir a quantidade de água (eu estou nesta fase, já sei a quantidade exata para cada marca) e tem quem prefira o grão mais "al dente", aí, é só diminuir a água, é tudo uma questão de hábito.
Todos sem glúten (mas é sempre bom verificar no rótulo), então, os celíacos podem comer sem problemas. É um pouco menos calórico e mais benéfico à saúde.

Informações Importantes

Mais Informações


Depois que a água ferver, adicione o óleo, os temperos desejados e o arroz, misture bem.


Deixe o arroz cozinhar com a tampa semi-aberta, até quase secar, em fogo alto ou médio.


Quando o arroz estiver com os "furinhos", tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e veja se está com a textura desejada. Mantenha tampado por meia ou 1 hora, ele vai dobrar de tamanho.


Já fiz com óleo e sem, e prefiro com óleo (pouco). Caso opte pelo azeite, devo avisar que o gosto fica mais marcante. Tempero a água com sal e um pouco de pimenta calabresa moída!!

Existe uma gama de produtos integrais no mercado, desde macarrão até biscoitinhos, e tudo é bem saboroso. O que pode mudar é a textura e a cor e as calorias são menores, portanto os benefícios são bem maiores. Mas fiquem atentos: muitos alimentos ditos integrais levam 50% de farinha de trigo enriquecida, ou seja, não é 100% integral, sendo assim deve-se sempre ler os ingredientes, que geralmente está no verso da embalagem e em letras muito miúdas.
Exemplo: Existe uns 4 tipos de pão 100% integral, e está escrito na embalagem, bem visível. Os que consumimos são da marca Nutrella e Pullman.


Alguns produtos que tinha em casa


Criando bons hábitos, que podem começar aos poucos e, com o tempo, a gente faz disso uma rotina! Lembrem-se: exercício físico faz toda a diferença, é um "up"!

Resolvi compartilhar isso com vocês, por achar que, como faz bem para mim e para minha família, possa fazer por vocês também e desmistificar que o "integral é ruim, é sem sabor".
É nada, é bem gostoso, se formos pensar assim, o chuchu nem faria parte do nosso cardápio. Quem coloca sabor na comida, somos nós, assim como colocamos sabor na vida da gente!

Existe também algumas marcas que disponibilizam arroz com sabores, nunca usei!

Qualquer dúvida, podem enviar um e-mail ou comentar por aqui, que teremos imenso prazer em ajudar!

Tenham uma excelente semana!

Grande beijo!

Diva Ma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário