TRIBUTO À LEGIÃO URBANA



O ano de 2013 marcou grandes estreias do cinema brazuca, mas duas em especial merecem destaque nesse texto. “Somos tão jovens” e “Faroeste caboclo” comprovaram duas coisas: A Legião Urbana é mais do que referência no palco do rock brasileiro ao ponto de ser confundida com religião e que essa “seita”, que começou no início dos anos 1980 - onde algumas divas que estão lendo agora ou não eram nascidas ou eram bebês e hoje cantam fácil a maioria das músicas do grupo - mostra que não tem data pra acabar.


Pegando essa onda, surgiram após a estreia do filme que descreve a história do nascimento da Legião Urbana, em abril do ano passado, shows intitulados “tributos”, mas, pessoalmente, no dia 18 de janeiro tive a oportunidade de assistir um espetáculo digno do vocalista da banda. Anotem esse nome: GUILHERME LEMOS e onde você avistá-lo, fazendo show, apresentação ao vivo ou na TV, ASSISTA! Com certeza, não irá se arrepender!


Pra quem não se ligou, ele participou de um concurso de sósias de um programa dominical em 2010 e, desde então não parou mais. Não seria nada ganhar o concurso por “parecer” com Renato Russo SE o cara não “recebesse” o espírito e a essência de Renato Russo! A semelhança é só mais um detalhe perto da interpretação que e simplesmente visceral! Filmei duas interpretações e lugar que eu estava sentada não era o melhor da casa e a filmagem não é digna de um bom documentarista, mas dá pra notar que, mesmo numa filmagem porcaria, do porque o cara ganhou prêmios e faz jus aos elogios.

Sabe quando você vê, revê, coça os olhos e vê de novo pra ter certeza que e aquilo mesmo que você está vendo? Fora o arrepio que dá quando você se certifica que aquela famosa frase de “Elvis não morreu” vale também para o Renato Russo, pois ele está ali na sua frente? Pode acreditar: Vai ser essa a sua sensação. Quem é fã da Legião Urbana vai se deleitar com um show de três horas que você nem sente passar! Três horas que você dança, se emociona (algumas músicas como “sete cidades”, “perfeição” e “tempo perdido” eu chorei), cantar até ficar afônico (eu fiquei) e, mesmo depois disso, no fim do show vem aquela sensação de “mas já???”. Ficaria fácil mais três horas, mesmo “dublando” as músicas, já que a voz tinha ido pro beleléu a um tempão! Rssssss

Também rolam participações especiais e, nesse dia, tive o prazer de assistir Renato Russo e Raul Seixas cantando “como vovó já dizia”, com direito ao Raul errar a letra e o Renato Russo, ao tentar “remendar” errar mais do que ele! Dá pra ser mais “jeito Raul Seixas de ser e fazer show” do que esse? Duvido muito!

Pra quem está se programando para assistir o show achando que ouvirá todos os sucessos do Renato Russo, pode se decepcionar. Todo o espetáculo descreve as obras da Legião e não também do vocalista, que começou uma brilhante carreira solo em 1989. Portanto quem está na intenção de ouvir “La solitudine” ou qualquer outra música em italiano do álbum “Equilíbrio distante” melhor tirar o cavalinho da chuva e se contentar com as músicas que vão, no máximo, ao álbum “O descobrimento do Brasil”, o último que ele fechou ainda com Dado Villas Boas e Marcelo Bonfá, o que não diminui a qualidade da apresentação.

Segundo as informações dadas pela fotógrafa de Guilherme Lemos (agradecendo desde já a colaboração com a agenda e as fotos de Renata Seabra), as próximas apresentações estão marcadas para fevereiro nos dias 8, 14, 15 e 22. Abaixo, segue a agenda:


Então é isso aí! Pra quem é fã a pouco tempo (pois ver uma menina de catorze anos cantando todas as músicas do show dá a sensação que o mundo tem jeito!) ou é fã desde os primeiros acordes da Legião Urbana, todos os caminhos, no mês de fevereiro, levam para os locais acima mencionados. Na minha humilde opinião, uma palavra resume: IMPERDÍVEL! Já estou me programando pra ir e me encantar de novo! Guilherme Lemos traz sem rótulos ou caricaturas Renato Russo de volta, sem forçar barra ou coisa do tipo. A ausência física que completa 18 anos agora eu outubro de 2014, por pouco passa batido. Como diria Renato: “Os bons morrem jovens”... e graças ao talento de Guilherme Lemos, os perfeitos, como Renato Manfredini Junior,  vivem pra sempre!


Beijos divinos a todos!


Jackie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário