Uma receita de dar água na boca e de comer ajoelhados, viu.
Eis que em um domingo, estávamos eu meu maridão (o Beto), pensando no que faríamos para o almoço ele falou: "Vou ao açougue e vejo lá algo para fazer". E assim o fez, eu fiquei arrumando um monte de roupas para passar e guardar.
Sim, meu marido cozinha e faz isso bem "pra caramba".
Ele chega do açougue com umas costelas de porco que são maravilhosas, mesmo cruas e sem tempero, vi que as mesmas estavam super suculentas.
Mas eu não queria fritura e ele nem me falou o que faria, só começou a fazer e, quando estava temperada, ele me chamou para ver, nossa, quase tive um treco, salivei na hora, estava maravilhoso, e isso só temperada, hein.
Não pensei duas vezes, fotografei e falei: "vai para o blog" e ele ficou todo cheio! (rs)
Vou passar a receita dele, tá!
- 2 kg de costela de porco (compre as mais carnudas)
- sal
- limão
- pimenta-do-reino
- louro
- alho (quebrado) a gosto
- salsa
- coentro
- mel (opcional)
A cerveja foi consumida durante o preparo da receita! (rs)
Faça o tempero usando o sal, limão, pimenta-do-reino e coloque as costelas, misturando bem, para o tempero pegar em todas. Depois disso coloque os alhos, as folhas de louro e o coentro e salsa.
O ideal é temperar de véspera, pois assim o tempero penetra mais (marinar). Como fizemos de última hora, marinou pouco, mas mesmo assim, ficou perfeita.
Forre uma assadeira com papel alumínio (o lado brilhante sempre para fora, ou seja, a parte opaca é que fica em contato com o alimento), deixe bastante papel nas laterais. Acomode as costelas e despeje o caldo do tempero, feche o papel formando "envelope".
Leve ao forno (pré-aquecido por 10 minutos em 180º) e deixe assar por aproximadamente 1 1/2 hr em 200º (depende do forno para deixar mais ou menos tempo). Após ser cozido, é hora de dar uma cor e finalizar o prato.
Se você tiver uma grelha de churrasqueira elétrica ou uma de churrasqueira normal, é ideal para levar ao forno. Basta colocar a grelha dentro de uma assadeira, com um pouco de água, assim a gordura excessiva cai na água e não queima a assadeira. Caso não tenha a grelha, faça direto na assadeira, mas tome cuidado para não grudar e queimar.
Vocês conseguem ver a fumacinha, ali, no lado direito?
Tire as costelas da assadeira em que foi cozida e as acomode, ou na grelha ou na assadeira, de forma que fique uma ao lado da outra e, passe mel por cima (lembrando que é opcional, mas que fica uma delícia, isso fica, viu), utilizando um pincel.
Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos em 240º. (lembrando que o tempo difere de forno para forno, então, sempre deem uma olhada).
Retire do forno, decore o prato e sirva a seguir.
Pronto, seu prato principal está divino e claro, que com esse tempo de cozimento, você já fez os acompanhamentos.
Aqui em casa fizemos arroz (só usamos arroz integral) e salada de alface americana com mini tomate italiano e cebola roxa.
Almoço à Luz de Velas! ♥
Dicas:
- Compre sempre em um açougue de confiança;
- O cozimento é um tanto demorado, por se tratar de carne de porco, portanto, todo cuidado é pouco;
- É o corte mais calórico do porco (402 kcal por 100gr), portanto, fique alerta;
- Pode-se colocar algumas fatias de gengibre no prato, pois, além de combinar muito com o suave sabor do mel, ainda ajuda na digestão;
- Sirva com limão cortado em quatro, além de decorar, dá um gosto super especial;
- Para sobremesa, abacaxi combina, e muito. Pode ser "in natura" ou, aproveitando que o forno está quente, pode ser assado;
- As fotos dão uma ideia de como pode ser preparado.
Espero que tenham gostado e que façam. Quem fizer e quiser nos enviar fotos, fiquem a vontade!
Beijos da diva esposa do chef Beto
Ma!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário