ESPECIAL HALLOWEEN – FILMES DE TERROR

Seja “Dia do Saci” para aqueles bem “brazucas” que não admitem a “americanização” ou para os que não se prendem a esse detalhe, o fato que o Halloween já faz parte do calendário do nosso país. A forma de comemorar não é exatamente igual a dos Estados Unidos com o “doces ou travessuras”, mas rola todo tipo de festas para comemorar a data, com fantasias ou trajes nas cores preta, roxa ou vermelha. O importante é celebrar o sabá de alguma forma e soltar “a(o) bruxa(o)” dentro de você.


Mas tem aqueles que curtem a data, mas não gostam de balada ou a grana está curta (sei bem o que é isso... fim de mês é um verdadeiro terror!). Aí, para não passar em branco, que tal uma sessão de cinema em casa? Com as dicas a seguir não tem erro. Susto garantido e até mesmo risadas, tem sub gênero de terror para todos os gostos!


BASEADOS EM FATOS REAIS 

Atualmente tem um filme em cartaz nessa classe que merece a ida aos cinemas. “Invocação do mal” conta a história de um dos casos de Ed e Lorraine Warren, o casal de parapsicólogos mais famoso dos Estados Unidos, mais conhecidos pelo caso da casa de Amityville. Dessa vez o casal é abordado por uma família que acredita estar sendo atacada por um mal invisível. Baseado em fatos reais, o filme também mostra o “Museu Warren” com todos os artefatos demoníacos de cada caso que Ed e Lorraine desvendaram.



Outros filmes baseados em casos verdadeiros:


• HORROR EM AMITYVILE (sugiro a primeira versão. No remake, a ideia de colocarem Jody como uma criança ao invés de um porco – no texto original, trata-se de um espírito maligno que aparece para a caçula dos Lutz como um porco de olhos vermelhos – foi muito infeliz!)


• EVOCANDO ESPÍRITOS 1 E 2 – O primeiro eu não tenho certeza, mas o segundo, com certeza, é baseado em fatos reais, com direito a fotos e registros dos acontecimentos. Fim surpreendente, vale a pena assistir os dois!


• A MALDIÇÃO – Entre os anos de 1818 a 1820, a família Bell foi assombrada por uma presença maligna. Começando com a aparição de estranhos barulhos na fazenda, além de um lobo negro com penetrantes olhos amarelos, as presenças fizeram com que os familiares tivessem um colapso psicológico. Os ataques crescem, cada vez mais fortes, e os Bells tentam desesperadamente dar fim às manifestações. A história permaneceu desconhecida até que foram encontrados manuscritos de um professor local, em 1998, no qual estava descrito o horror passado pelos Bells.





STEPHEN KING 

Não é a toa que o cara carrega “king” no sobrenome: Em matéria de contos de terror, Stephem King é o REI do gênero. Sugiro “A MALDIÇÃO”, “SONÂMBULOS”, “OLHOS DE GATO” (que é uma coletânea com quatro contos), “O NEVOEIRO” e, o mais assustador de todos na minha opinião: “IT, UMA OBRA PRIMA DO MEDO”. Desaconselhável pra quem tem medo de palhaços ou sofre de aracnofobia (presente! Sou aracnofóbica de cair dura caso dê de cara com uma caranguejeira!). O ator Tim Curry e seu palhaço Pennywise tiraram dias do meu sono por conta desta sua interpretação!





QUEM SABE FAZ...

Poucos sabem, mas alguns dos maiores sucessos do cinema de terror americano de dez anos pra cá não nasceram nas terras do Tio Sam. Aliás, os americanos fizeram o favor (????) de estragar grande parte dos filmes que tiveram sua versão original executada em outros países como Tailândia, Japão e Espanha. Dois exemplos bem conhecidos: “O CHAMADO” e “O GRITO”, este segundo que, na verdade, Hollywood desmembrou o filme em quatro partes e virou uma franquia onde o sucesso chegou, no máximo, no segundo episódio. Os dois últimos são desnecessários. Sugiro “ESPÍRITOS, A MORTE ESTÁ AO SEU LADO 1 e 2” (O primeiro é melhor. A versão americana, em especial no fim, não causa nem o décimo de susto que me causou o original tailandês.), “REC” (Esse filme tem uma continuação mas não assisti. O filme número um em espanhol dá calafrios!) e versão japonesa de “UMA CHAMADA PERDIDA” (que não me recordo o nome agora).





FRANQUIAS 

Alguém teve a equivocada ideia de achar que as continuações teriam o mesmo sucesso que o original assim, simplesmente do nada. Enganaram-se feio! Até obras de arte feito “O Exorcista” não podem ser maculados por continuações vãs! Tem coisa que nasceu para ser uma só e pronto! Já imaginaram o Bebê de Rosemary com continuação? Meio sem lógica, não é?



De clássicos como “A PROFECIA” (um dos poucos onde suas continuações dão pra assistir) a filmes que se tornaram cult a partir do fim de década de 1980 até hoje, como “A HORA DO PESADELO”, “SEXTA FEIRA 13”, “COLHEITA MALDITA” e “JOGOS MORTAIS” ganharam franquias que, muitas dessas continuações, considero dispensáveis. Pegue o primeiro de cada um deles e já está ótimo. “Mais”, nesse caso, não quer dizer “melhor”!





ESPÍRITOS SEM LUZ 

Dá pra imaginar coisa PIOR do que você sentir que tem “alguém” te perseguindo na sua casa ou pra qualquer lugar que você vá? Filmes com espíritos que assombram casas e pessoas é o tipo de tema que, sabendo trabalhar, rola um bom filme de terror cheio dos sustos! O filme “NÃO ADORMEÇA” é um bom exemplo de que não precisamos de trocentos efeitos especiais e galões de sangue para o susto acontecer. Um casal volta da casa da avó materna dos três filhos. A mais velha vem dormindo e o menino tem a brilhante ideia de pedir a irmã caçula pra atar os cadarços dos sapatos da menina que está dormindo. A partir daí é que o terror começa. O final é simplesmente de arrepiar! Nessa linha de “filmes espirituais” sugiro “OS OUTROS”, “O SEXTO SENTIDO”, “O MISTÉRIO DA LIBÉLULA” (Choro litros com a fim desse filme!), “O DESPERTAR”, “O ORFANATO” (Perfeito!!!!), “MAMA” e “UM OLHAR DO PARAÍSO” (Outro que choro litros!)






LENDAS 

Eu poderia sugerir “A Saga Crepúsculo”, mas, na minha opinião, esse tipo de filme se classifica como “água com açúcar adolescente”, menos terror, fala-se mais de amor, mas o que compensa, para as meninas, é claro é ver Jacob seminu nos cinco episódios! rs. 
Vamos falar de vampiros DE VERDADE? Então tá! Bela Lugosi, Christopher Lee, Max Shreck e Boris Karloff povoaram os pesadelos dos seus pais e avós com Drácula (Bela e Christopher), Nosferatu (Mark, esse último o cinema ainda era mudo) e Frankeistein (que ganhou noiva e filho com mais duas sequências tal foi o sucesso de Boris com o personagem). Num período onde o “efeito especial” era algo inimaginável, até que dá pra tomar bons sustos, mesmo sendo produções entre a década de 1930 a 1960, relíquias hoje que são disputadas a tapas e mordidas pelos colecionadores do gênero. Um filme que une o mito do homem sugador de sangue e o homem que vira lobo nas noites de lua cheia (ou clichê do gênero) é “VAN HELSING, O CAÇADOR DE VAMPIROS”. Vale como aventura e tanto homens quanto mulheres se deliciarem com Kate Beckinsale e Hugh Jackman, respectivamente. Já o cara todo remendado, tem um remake que é um dos melhores já feitos: “FRANKESTEIN, DE MARY SHELLEY”, com Robert De Niro dando vida ao monstrengo e Kenneth Branagh interpretando o doutor que dá titulo ao filme.



“THE MOTHMAN” (A ÚLTIMA PROFECIA) descreve um fato real, onde descreve a aparição do “Homem Mariposa”, um ser que, reza a lenda, aparece próximo a locais onde grandes tragédias irão acontecer. Algumas testemunhas dizem que no momento que o avião se chocou nas Torres Gêmeas em 2001, esse ser sobrevoava o local. No caso do filme, uma ponte cai numa cidade dos Estados Unidos com várias vítimas fatais. Antes disso, a vida de Richard Gere passa por milhões de percalços, começando pela morte da esposa. De lá pra cá, a visão do Mothman o leva a tal cidade onde a ponte cairá e ele também se envolve com essa situação. Muito bom! Indico!





ANIMAÇÃO

Quem disse que animação não pode ter sustos? “A NOIVA CADÁVER”, “PARANORMAN”, “HOTEL TRANSILVÂNIA” e “A FESTA DO MONSTRO MALUCO”, esse último, caso você encontre na loja, locadora ou na internet, COMPRE! ADQUIRA! SALVE! Faça o que for, mas não abra mão desse desenho! Ganhei o meu do Maurício (valeu Mau!) e sempre que posso assisto! Realizem todos os monstros da terra na ilha do Dr. Frankestein, que está querendo se aposentar, de olho no legado do cientista? Sem contar a Banda de Esqueletos (usando perucas no melhor estilo Beatles) que anima a festa de recepção aos convidados na ilha? Sério, é bom demais!






TRASH 

Tudo que um filme, seja ele de terror ou não, não precisa ser! É o tipo de filme que você escreve o roteiro depois de ter bebido todas! Cada história que nem Cristo acredita que colocou na Terra criatura com o cérebro tão derretido! Uns viram cults de tão ruins que são! Nessa lista, para mim, entra Chucky e seu legado: “BRINQUEDO ASSASSINO 1, 2 e 3”, “A NOIVA DE CHUCKY” e “O FILHO DE CHUCKY”. Achei esse vídeo com as lista com os dez piores filmes de terror e digo a você: Concordo plenamente com o colega que postou esse vídeo! Rsssssssss











CLÁSSICOS 

Vocês não acharam que eu deixaria esse grupo de fora, né? Se não assistiram “O EXORCISTA”, “A PROFECIA”, “SEXTA FEIRA 13”, “A HORA DO PESADELO”, “O BEBÊ DE ROSIMARY”, “DRÁCULA, DE BRAM STOKER”, “O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA”, “COLHEITA MALDITA”, “A MORTE DO DEMÔNIO”, “CARRIE, A ESTRANHA” (15 de novembro estreia o remake, mas duvido que supere o original com Sissy Spacek) é melhor você assistir uma comédia romântica... filmes assim são para os fortes, mas se ainda assim você quer assistir, se prepare porque eu acabei de citar A NATA do gênero. Quem viu esses filmes e não morreu enfartado ou ficou traumatizado, é capaz de assistir qualquer coisa!






É isso! Filmes desse gênero são muitos, tanto que, conforme ia digitando esse texto, foram surgindo vários nomes, mas os melhores (e piores) com certeza estão aqui. Aceitamos sugestões, todas são muito bem vindas! Se sua opção para o Halloween for assistir um filme e escolher uma de minhas sugestões, se prepare para o balde de pipoca voar com os sustos que virão!


Bom divertimento!

Beijos divinos a todos!

Jackie


4 comentários:

  1. Amo filmes de terror, e minha filha foi pelo mesmo caminho !!! Prá nós, nada mais gostoso que um belo balde de pipoca e um filme apavorante, pra assistir grudadas no sofá. Sou apaixonada por Stephen King, o mestre do terror, e na minha modesta opinião, o melhor filme dele é "Rose Red, a casa adormecida". Adoro filmes sobre casas !!! Tem também "O Iluminado", clássicão, com uma refilmagem, mas o bom mesmo é o antigo, com o Jack Nicholson protagonizando. Esses dois são daqueles filmes que a gente fica com medo de ir ao banheiro depois, sabem ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Denise, como eu disse, conforme fui terminando o texto lembrei de um monte de filmes! gostei também muito de "Rose Red"

      Sou apaixonada por cinema em geral, mas confesso ter uma quedinha pelos filmes de terror, em especial os mais antigos onde o que valia era o susto e não trocentos quilos de carne pendurada e litros de sangue desperdiçado.

      Excluir
  2. Adorei o texto, mas acho que faltaram alguns:

    Clássicos:
    O Iluminado e Poltergeist (assisti)

    Misto de Terror e Suspense
    Christine - O Carro Assassino (assisti)
    A chave Mestra - (assisti)

    Não sou fã de filmes de terror, pelo contrário, morro de medo, principalmente do ....
    sim, ele mesmo, Sr. Krueger!

    Carrie eu gostei muito!!

    Só de ler o que descreveu sobre alguns filmes, apavorei-me!

    Bjos!

    Diva Ma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PECADO ter esquecido de Poltergeist e do Iluminado! Mereço ser demitida! Rssssss

      Excluir