Rock in Rio! Rock??

Bom dia, divas e divos!

Para quem não sabe, sou roqueira, mas claro que também escuto outros estilos musicais, como por exemplo, MPB, POP e os "Flash Backs" da vida e é muito difícil ir a um bom show de rock em São Paulo, 
pois os preços são, na minha opinião, carésimos, talvez não para uma pessoa ou estudante, mas aqui em casa somos em três, ou seja, extrapola o orçamento. Poxa, mas é um show de rock e só rock, e é isso que eu quero ver.

As pessoas, não todas, porque generalizar é ridículo, acham que roqueiros têm que se vestir com roupas diferenciadas, ok, tem gente que se veste assim, mas pra mim, rock é na veia, no DNA e não na roupa que visto, isso é rotular, e rótulos são para produtos em prateleiras (entrarei nesse assunto um outro dia)!

Mas por que mesmo estou falando disso? Ah tá, claro, Rock in Rio!




Pra começar, como o Rock in Rio pode ter o mesmo nome em Portugal e em Madri??

Rock in Rio é um festival de música cultural, originário do Brasil idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985, sendo, desde sua criação, reconhecidamente, o maior festival musical do mundo. Foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, tornou-se um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do país em Lisboa, Portugal.

Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 12 edições, quatro no Brasil, cinco em Portugal e três na Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.
Este ano é a 13ª edição, e não falam que é um festival de música, mas sim que é um evento de rock.
Em 2015, parece que terá outro aqui no Brasil e em 2014, Buenos Aires - Argentina e Lisboa - Portugal
Ou seja, o nome é um baita chamariz comercial.

Na boa, abrir um evento dessa magnetude com Ivete Sangalo (não é Rock, muito pelo contrário, apesar de ser diva nacional), David Guetta (também não é Rock) e ninguém menos que Beyoncé (a rainha, a diva do Pop, mas também não é Rock)!
Nada a ver, nada mesmo. Sei que o show de cada um deles é o máximo, mas para um roqueiro, não é.
Levando em consideração ser um show de rock, decepcionante.
Levando em consideração ser um festival musical, tá valendo. (não pra mim)


Música oficial do Rock in Rio - Tema de Abertura

Estava eu vendo a programação e sim, terão excelentes shows do mais puro rock: 
Palco Mundo
4º dia: Metallica, Sepultura, Alice in Chains, Ghost (ouvi e gostei);
5º Bon Jovi (dizem ser hard rock, mas pra mim não é);
Último dia, perfeito só rock e rock pesado, rock da melhor qualidade: Kiara Rock, Slayer, Avenged Sevenfold e Iron Maiden.

No palco Sunset, onde haverão encontros de diversos estilos e confesso que muitos deles eu gostaria muito de ver, como: 
Sepultura + Zé Ramalho;
Viva Raul Seixas: com Detonautas + Zeca Baleiro + Zélia Duncan; 
Nando Reis + Samuel Rosa (não curto muito o Samuca)
Marky Ramone + Michael Graves (novo Ramones?!) - Deveriam estar no palco mundo - Punk Rock;

Programação completa - Click aqui

Creio que no palco mundo devesse tocar somente rock e mais nada e que no outro palco, fizessem os demais shows ou que até se colocasse outro palco, voltado para o pop ou outro estilo.

Não sei se estou me fazendo entender, mas show de rock tem que ser de rock e só rock ou então, mude o nome, já que é um "festival" puramente comercial, como tudo que anda acontecendo no Brasil.
O Roberto Medina, que é o responsável pela idealização e produção do Rock in Rio, deveria mudar seu nome para Roberto Patinhas.

Entendo que todos tenham ganhar seu dinheiro, mas que é abusivo, é, as vezes, desrespeitoso.

Vão falar assim: 
Mas vai ver outras coisas quem quer, ninguém é obrigado a ver, por exemplo: Justin Timberlake, Alicia Keys, Jota Quest e Skank (nada disso pra mim é rock, é pop, mas não é rock, nem pop rock, só pop)

Ainda tenho dúvidas quanto ao Bruce Springsteen, me parece rock, mas acho que é mais pop, ou pop rock. Eu gosto do jeito que ele toca e da voz dele.

Tem o Frejat, que adoro, mas será rock nacional? Não sei!

Podem falar que sou extremista e exigente, sei que sou, mas esta é a minha visão e opinião. Sou fã de boas músicas, bons cantores e bons compositores.

Espero que as pessoas que discordam de mim, me desculpem, mas gosto é gosto e claro, quem quiser deixar seu comentário, fique muito a vontade, afinal, o que seria do amarelo, se todos gostassem do roxo! rs


Beijos da Roqueira

Ma!!

Yeaahhh

Um comentário:

  1. Não sou do Rock apesar de curtir alguns sons, porém concordo que Rock in Rio não é Soul Rio ou Pop Rio, na verdade hj o que os caras querem é ganhar dinheiro não importa o significado real da cultura e do valor simbólico de um evento destes para quem é do Rock. E só quem é tem a propriedade pra dizer o que é e o que não é,do resto só posso dizer que pela história o Rock in Rio hj perdeu seu foco inicial.Viva o Rock!!!!!!

    ResponderExcluir