Bolo de Cenoura Integral

Olá, divas e divos!

Estava eu ontem preparando uma sopa deliciosa (modéstia a parte), pois estava, aliás, está muito frio em Sampa, quando decidi esquentar um pouco o apartamento. Eis que me veio a ideia de fazer um bolo de cenoura, que é fácil, gostoso e todo mundo curte e, de quebra, aqueceria tudo. (rs)

Resolvi fazer um teste: usar farinha 100% integral. Confesso que fiquei um pouquinho receosa, pois, olhando as receitas que existem, nada era parecido com o convencional e eu não queria alterar tanto a receita, só queria substituir a farinha e, para a minha satisfação, deu certo de cara, ainda mais que só tinha 2 ovos e a receita original pede 3 ovos (sempre olho se tenho tudo, e tinha, mas o maridão usou e não me avisou).

Vamos à receita?!?!

Ingredientes:




  • 2 cenouras médias (descascadas e cortadas em pedaços)
  • 3/4 de xíc. de chá de óleo
  • 150 ml de leite semi-desnatado
  • 2 ovos
  • 3 xíc. de chá de farinha de trigo 100% integral
  • 3 xíc. de chá de açúcar
  • 2 col. de sopa de fermento em pó


Modo de Preparo:




No liquidificador, coloque o óleo, o leite e as cenouras. Bata até virar uma massa homogênea. Adicione os ovos e bata por mais 1 minuto. Reserve

Em uma vasilha ou bowl, peneire o açúcar (o que ficar na peneira, jogue fora), a farinha de trigo integral (o que ficar na peneira pode misturar à massa) e o fermento. Misture para agregar tudo. 

Junte a mistura do liquidificador com os ingredientes secos e misture muito bem, até que todos os ingredientes estejam encorporados.

Deixe a massa descansar por aproximadamente 5 minutos. Unte e enfarinhe uma forma (medidas da forma que usei: 35x25x5). Despeje a massa na forma e leve ao forno (pré-aquecido a 180º por 15 minutos) a 220º por +/- 40 minutos. Verifique se está dourado em cima e espete um palito de dente no centro da massa, se este sair seco, pode desligar o forno. Retire o bolo depois de 15 minutos.

Está pronto para servir. 
Gostoso, mais saudável e molhadinho.




Eu não fiz calda nenhuma, pois, estamos de dieta (eu, marido e filho), mas, se preferir, faça uma calda de chocolate ou outra que lhe agrade.

Dicas Preciosas:

Vale lembrar que o tempo de forno, pode variar, conforme a potência do mesmo. 

Aguarde 30 minutos antes de abrir o forno, caso abra antes, o bolo vai "solar". (massa não cresce, fica borrachuda e parece crua no meio).

Ingredientes sempre em temperatura ambiente.

Use farinha integral para enfarinhar a forma.

Aguarde a massa amornar para cortar e/ou desenformar.

Para dar um toque a mais, misture gotas de chocolate a massa.

O Açúcar não contém glúten, porém, a farinha integral tem.


Eu gostei muito do resultado! E vocês?




Espero que tenham curtido essa inovação e que façam. Enviem fotos!

Beijos da boleira

Ma!!

2 comentários:

  1. Adorei a farinha integral. Vou experimentar. Realmente está se tornando uma chef de primeira querida. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, minha querida diva, muito obrigada!

      Vou experimentando sempre, para poder passar para vocês!

      Faça sim, amiga e nos envie fotos, tá!

      Bjos!

      Excluir