Bolo de Paçoquinha

Olá divas amadas...

Ontem comprei um bolo de paçoquinha e ao abrir a embalagem senti um aroma inebriante, rapidamente imaginei a delícia que estava por provar.

Acertei na previsão! Que bolo DIVINO! 

No mesmo instante decidi que iria compartilhar isso com vocês e comecei a "caça" à receita e não achei. Voltei hoje até a padaria para perguntar sobre o recheio e cobertura, pois minha única dúvida era se o recheio/cobertura seria de creme de amendoim ou alguma mistura.

Todos sabem que gordinhos(as) identificam facilmente os ingredientes numa determinada receita e assim aconteceu hoje, o recheio/cobertura era sim uma mistura.

Ponto para o paladar da gordinha (rs).

A massa do bolo é a boa e velha receita de "Pão de Ló".




Então vamos à receita!

Ingredientes - Massa
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de chá de água fervente

Como Fazer - Massa
Na tigela maior da batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. 


Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20 a 30 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo). 

Junte então, o fermento em pó e as claras em neve e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima e leve a assar em forno pré-aquecido quente em fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo.

Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar. 

Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe para médio. Desenforme morno. Deixe esfriar antes de rechear e cobrir.

Ingredientes - Recheio e cobertura
1 lata de doce de leite  ou 1 lata de leite condensado cozida (atenção e muito cuidado ao cozinhar o leite condensado)
1 lata de creme de leite (sem soro)
9 Paçocas (se utilizar a paçoca o creme ficará mais doce) ou  amendoim torrado de triturado (facilmente encontrado em lojas de doce ou artigos para confeitaria)

*reserve três paçocas ou meia xícara de amendoim triturado para finalizar a cobertura.





Como fazer - recheio/cobertura
Coloque todo o doce de leite numa travessa e aos poucos vá acrescentando o creme de leite e o amendoim (intercalando e provando)  até que o sabor e a textura lhe agradem.

Não existe uma quantidade correta para o creme de leite e amendoim por conta do nível de açúcar e textura do doce de leite que você utilizará.

Sugiro não exagerar na quantidade de paçoca para que o bolo não fique com sabor enjoativo.

Montando o bolo.
Corte as bordas do bolo deixando a massa aparente, corte o bolo e recheie, coloque a segunda parte do bolo e cubra com a mesma mistura, não passe a mistura das laterais do bolo.

Finalize com a paçoca esfarelada ou o amendoim triturado.

Agora é só servir.




DICAS:
Se preferir use uma calda de chocolate ou derreta uma barrinha de chocolate (em banho-maria)  e finalize a decoração;

Sirva com uma bola de sorvete de creme;

Prefira o amendoim torrado triturado, pois o nível de açúcar será menor;

Dissolva uma colher do recheio numa xícara de leite morno e regue o bolo, antes de rechear e cobrir.


Espero que gostem.

Beijos da doce diva

Grazi



2 comentários: