Dicas Saudáveis - Parte III - Alimentos Cozidos no Vapor

Boa tarde, queridas divas e queridos divos!

Retomando os trabalhos e me desculpem pela ausência, hoje teremos uma dica bem legal: Cozimento no vapor!

Aqui em casa, comemos legumes e verduras praticamente todos os dias, então, a maneira mais saudável que encontrei, foi cozinhar os alimentos no vapor.

Há uns anos atrás eu era revendedora Avon e claro que eu comprava um monte de coisas e foi numa destas compras que eu adquiri uma "vaporeira" - cesto de inox para cozimento, que na época saiu por R$ 23,00 (excelente investimento, por sinal)!

Não sei se ainda vende, mas dei uma olhada nas campanhas atuais e não achei.

Mas é fácil de achar em lojas de utensílios domésticos.

Abaixo, eis a minha!


É muito fácil de usar e ela encaixa em todos os tamanhos de panela e eu, para ter mais espaço, tiro essa parte do meio, que serve para colocar e tirar da panela, mas o acho meio inconveniente, mas não jogo fora, tiro e recoloco quando guardo. Esse é de inox, mas existem de outros materiais, inclusive de silicone.

Como usar:
Colocar um pouco de água no fundo da panela, "encaixar" a "vaporeira" e colocar o alimento. Tampe a panela e verifique, depois de 5 minutos, se o alimento já está cozido. Não se espantem, é bem rápido mesmo. 

Retire-o do vapor assim que estiver pronto e coloque em um recipiente com água gelada e gelo para parar o cozimento. Vejam como fica bonito o alimento. 




Caso queiram começar já a cozinhar no vapor, mas ainda não possuem a "vaporeira", podem usar (eu mesma usava) um apetrecho diferente, como aquelas telas quem vem em panelas fritadeiras, de preferência as que não encostem no fundo da panela, para que não haja contato da água com o alimento.



Nesse caso, usei brócolis ninja, (também cozinhei cenoura e couve-flor, mas me esqueci de fotografar) e fiz uma deliciosa e saudável salada. O bacana é deixar os alimentos "ao dente".
A cenoura eu cozinho fatiada ou cortada, nunca inteira, já a couve-flor e o brócolis, dependendo do tamanho, vão inteiros.



Espero que tenham gostado de mais essa super dica, excelente para quem está fazendo dieta, para todos tipos de vegetarianos e para quem quer ter uma alimentação saudável no dia a dia.

Beijos da prática

Ma!!

2 comentários:

  1. amo legumes e verduras <3
    assim parece que fica bem melhor e mais pratico rs
    seguindo flor, adorei o post
    beijos
    https://www.facebook.com/adolescentes.atualizadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida diva...uma dica simples mas extremamente útil... =)

      Curtindo muitão.... =)

      Excluir