Permita-se

Começo confessando que não sou fã de folhetins há muito tempo. 

Tem anos que não acompanho uma novela do início ao fim e, atualmente, só assisto uma delas por conta do meu pai. As histórias, quando não são repetitivas, dão exemplos pra lá de negativos. Pais que ensinam filhos mentirem, famílias destruídas por traições, vingança que passa de pai para filho... é triste tanta coisa ruim num mundo que a um bom tempo anda meio torto. 




Mas, no meio de tanta coisa suja, eis que o autor dá uma bola dentro: 

Uma mulher fora dos padrões de beleza corporal imposto pela mídia e a sociedade, vive sozinha e seu maior objetivo nos primeiros capítulos da novela era dar fim na virgindade, passando por todo o tipo de situação ruim, de “tocos” a casos de “boa noite Cinderela” onde roubaram sua casa e o carro da colega que dividia o apartamento com ela. 

Depois de um tempo, quando ela resolve relaxar e deixar essa sangria desatada de acabar com a virgindade, foi notada pelo colega de trabalho que a pediu em namoro. É quando começa seu mais novo inferno astral: sogra, sogro, cunhada, marido da melhor amiga, TODOS lembram que ela é “gorda” e acham que isso é empecilho o bastante para o casamento não dar certo e que ela destruirá a felicidade do seu noivo. 

Não seria nada demais SE o fato meio que chocante não fosse esse. A banalização, pois existem dúzias de “Perséfones” por aí que, como diz Caetano Veloso, estão apenas passando pela “dor e a delícia de ser o que é”; com o agravante que “as dores” são sempre salientadas por pessoas que não medem palavras e nem as pessoas que são alvo delas na hora de expor sua opinião por mais irrelevante e preconceituosa que seja. 

Confesso que chorei com a conversa que ela teve com os sogros... quantas vezes não devo ter sido tratada dessa forma? E o que é pior, pelas costas. Não fui gordinha a vida inteira, já fui a magrela nerd (que minha vingança SEMPRE vinha no fim do ano quando o pessoal que me esculhambava vinha quase me implorando pra explicar a matéria da prova final e eu tinha o prazer de olhar pra cara deles e dizer “te conheço?”). Agora, com as formas bem maiores do que há vinte anos atrás, porém com a essência igual ou melhorada. 

Palavras ferem muito mais que um tapa, já que uma agressão física há a oportunidade de você revidar. Palavras te desconcertam, te deixam sem ação e quando a resposta vem, todos já saíram. 




E a pergunta: Como alguém que tem boa índole, boas intenções e só quer ser feliz pode destruir a vida de alguém por conta de formas? Cores? Religião? Etnia? Crenças? Notei que no momento que a personagem se permitiu, as coisas fluíram. Um batom bem bonito nos lábios, uma roupa nova, um jeitinho no cabelo, um sorriso, operam milagres no ego de quem oferece e de quem recebe! Mas para isso fazer efeito a pessoa precisa acreditar que é capaz, que a sua beleza interior se externa e reflete até mesmo na sua pele. 

É aquele tal dia que, do nada, as pessoas te dizem “´tá bonita hoje!” e, olha, você só tomou um banho, escovou os dentes, penteou o cabelo, passou um batom (Ahhhhhh... o batom...) e foi trabalhar: 

TUDO que você faz TODOS os dias. COMO uma pessoa assim pode trazer infelicidade a alguém que ama e quer ver tão contente quanto ela? São coisas que pessoas que tem a cabeça tão pequena, que as únicas coisas que sabem fazer são, piadinhas preconceituosas e não conseguem compreender. 

“PERMITA-SE” é a palavra de ordem! Se alguém te faz feliz, diga isso a ela! Seja homem ou mulher, não importa! Se duvidarem da sua opção sexual por conta disso, DANE-SE e agradeça pela seleção natural das pessoas que merecem estar na sua vida, compartilhando tudo de bom que você acredita e SABE que pode ofertar. 

É fácil ser feliz, nós que temos a péssima mania de complicar o processo, dando confiança aquilo que não nos acrescenta! 

Seja você a Perséfone gordinha, a Maria Magrela, a Joana Negra; padrões não passam de rótulos, rótulos desbotam, ficam velhos e coisa velha se joga no lixo! Permita-se ser feliz que o resto acontece naturalmente! 

Diva que é Diva, é perfeita demais pra se abaixar e enxergar coisas pequenas. Foco para frente e para o alto! SEMPRE! 

Beijos Divinos de Diva pra Diva a todas! 

Jac

2 comentários:

  1. Isso, faz as amigas chorar mesmo! rsrs adorei! Caiu como uma luva, a minha vida td eu fui gordinha...

    ResponderExcluir
  2. Como sempre arrasando né amiga!!!!
    Sou sua fã e vc sabe disso.

    ResponderExcluir