Pior que TPM? Existe!

Bom dia, divas queridas!

Lendo a revista Malu, me deparei com uma reportagem muito interessante e resolvi passar para todas as divas, pois é de interesse geral!

Vamos direto ao ponto!

O TDPM causa sintomas mais intensos que os da Tensão Pré-Menstrual, sabia?




Você já ouviu falar em Transtorno Disfórmico Pré-Menstrual (TDPM)? É possível que mão, embora possa até sofrer com ele - entre 3% e 8% das mulheres têm e não sabem. Apesar da semelhança de nome com a Tensão Pré-Menstrual (TPM), a diferença é que causa desconfortos bem mais severos, que não passam espontaneamente. Fique atenta às orientações do especialista e descubra se você tem o problema.

Parece ou é?
Mais de 80% das mulheres em idade reprodutiva sofrem com o mal estar típico do período que antecede a menstruação. Irritabilidade, desânimo, inchaço e dor na região abdominal e nas mamas são sintomas muito frequentes da TPM, que tendem a desaparecer com a chegada do fluxo menstrual. No entanto, para uma minoria, o desconforto se estende e começa a afetar a vida como um todo.

Segundo o psiquiatra Marco Antonio Abud Torquato Jr, o TDPM é diagnosticado quando há pelo menos 5 de 11 sintomas, sendo estes os principais: oscilações bruscas e intensas de humor; irritabilidade e agressividade exageradas; desânimo para realizar atividades costumeiras; sentimento de depressão chegando a crises de choros injustificáveis e aumento de peso acima de 2 quilos. Um deles precisa ser considerado de intensidade 4 numa escala crescente de 1 a 4.




Fique Atenta
"As mulheres que sofrem desse transtorno podem demorar a receber o diagnóstico correto, devido a semelhança de sintomas com a TPM comum. e não é raro que a paciente só chegue a um veredito depois de buscar auxílio médico devido as pertubações que os sintomas causam em suas vidas", conta Torquato Jr.

Quando não tratado, o transtorno pode prejudicar a vida pessoal e profissional da mulher por causa da intensidade dos sintomas que levam a comportamentos e sentimentos bastante desagradáveis. "Pode mascarar ou piorar outros quadros psiquiátricos, principalmente a depressão e a ansiedade, além de aumentar o risco de depressão pós-parto", alerta.





Simples e Diário
Na maioria dos casos, o tratamento é feito com medicamentos por tempo limitado e que não causam dependência. segundo o especialista, não existe tratamento padronizado para o TDPM. "Uma opção bastante eficaz no controle dos sintomas é a administração de antidepressivos, principalmente os que aliviam as alterações do humor, ansiedade, angústia e depressão. Já os diuréticos podem ser indicados durante o período pré-menstrual para reduzir o inchaço do corpo, orienta o médico.

A alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis também podem interferir num melhor prognóstico do tratamento. Consuma alimentos ricos em fibras (nozes, frutas e cereais integrais), fontes de triptofano (feijão, carnes, peixes, ovos e ervilha), ricos em antioxidantes (soja e vegetais) e ômega 3 (peixes e azeite)", orienta o especialista.

Ainda vou procurar saber mais, pois, temos muitas divas que não se alimentam de qualquer tipo de carne, mas que sofrem o mesmo problema.

Esse texto, creio eu, vai ajudar muitas divas a superar essa fase horrenda!
Repassem para suas amigas, quem sabe uma delas tem e nem sabe!

Beijos da diva

Ma!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário