Professores ou mágicos?

Hoje comemoramos o DIA DOS PROFESSORES, muitos enviam recados de amor ao professor, governos divulgam congratulações nas mídias, mas me pergunto, O QUE TEMOS À COMEMORAR?

Sorrir neste dia só é algo agradável e sincero quando nossos alunos se lembram de nós, nada de presentes não, mas sim de afeto.

Afeto que foi deixado para trás juntamente com o respeito a figura e profissão do professor, afeto que foi substituído por ataques de todos os lados e de diferentes idades.

Pais, mães, aluno e governos, sabem mesmo o que é ser um professor? Não? Então lhes conto.

É algo bem parecido com aqueles mágicos de circo, que tiram coelhos da cartola, mas nós professores tiramos paciência da cartola, fazemos desaparecer os problemas educacionais, impressionamos a "platéia" com nossos dons de trabalhar em situações precárias, etc.



Até quando nós professores teremos que agir assim? Entreter a plateia enquanto o dono do circo alimenta os leões e cuida da bilheteria é algo que não nos cabe.

Não pedimos respeito, EXIGIMOS.

Somos nós que construímos a base da educação de todo o cidadão, inclusive daqueles que nos tratam como peças dentro de um jogo de interesses políticos e assistencialistas.

Acima de tudo somos seres humanos que educam seres humanos.

Estamos cansados de colocarmos uma capa, uma cartola e subir no palco esperando por olhares curiosos e ao final do espetáculo queremos sim nossos aplausos em forma de respeito, cumprimento das leis, respaldo pedagógico e tudo que nos é de direito.

Aos MÁGICOS DA EDUCAÇÃO...FELIZ DIA DO MESTRE!

Beijos da diva pedagoga

Grazi

Nenhum comentário:

Postar um comentário